Eu tenho medo do Veloster














À primeira vista, estranhei o carro que tem como diferencial o fato de ser o primeiro com 3 portas. O comercial explica que é para a aumentar a segurança do passageiro no desembarque. Ok.

À segunda vista, estranhei mais ainda. O nome não traz isso? Nenhuma referência às 3 portas ou segurança?

Veloster remete claramente a velocidade.

Tudo bem que eu não sou público-alvo, mas a maioria das montadoras vem amenizando o nome de seus carros e principalmente suas campanhas, cada vez mais saindo do foco da potência e da velocidade, falando de prazer, conforto, comodidade etc. Tem até um com nome de pintor famoso.

É, tem aquele que chama Bravo. Mas pelo menos a campanha ameniza, indo para o outro significado da palavra: a euforia do aplauso.

No momento em que chama atenção os casos de atropelos e mortes por veículos potentes em alta velocidade, um carro com um nome que reforça isso? Como dizem os religiosos "palavra tem poder". Naming também tem e deve ser usado mercadológica e politicamente de forma correta.


4 comentários:

Cássio Melo disse...

Tem fundamento! Eu sou apaixonado por velocidade e o nome do carro já deu uma "enfeitiçada". Só que eu tenho bom senso né? Muita gente que gosta de velocidade não tem...daí a preocupação é pertinente...Abs!!

Edgar Salles disse...

E eu pensando que fosse o único a estranhar o fato desse carro ter 3 portas. Um carro cujo nome faz alusão à velocidade, reduz o número de saídas no caso de uma emergência, é de realmente dar medo.

Mateus Garcia disse...

Tudo bem que o nome remete à velocidade, mas este benefício não é atraente em um carro? Se você for fazer uma viagem e o carro não tiver potência, não é legal. Vai demorar mais, vai perder velocidade na subida, vai tornar a viagem mais cansativa. O nome Veloster tem uma sonoridade ótima e dá ao consumidor uma dica de um benefício que todos os outros oferecem, mas nenhum tem coragem de tornar explícito. Acredito que seja um caso de coragem de Naming, mais do que um caso estranho.

Fernando Canal disse...

Enquanto a tendência é amenizar os nomes, suavizar conceitos agressivos surge o Veloster mais parecendo um carro de super herói. GENIAL! Eu só não tenho este carro pois não estou no poder aquisitivo adequado. Mas me parece um brinquedo perfeito para o público masculino solteiro ou que já tem um outro carro mais cômodo para viajar com a família. Um carro para homens egoístas ou que querem causar impacto. Quem quer um carro suave, espaçoso etc pode ficar com o Picasso.