hangs dasz = nada








Reuben Mattus nomeou sua marca de sorvetes  homenageando a Dinamarca mas o nome, na verdade, não tem nenhum significado.
Para Mattus, a Dinamarca foi o único país que salvou judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Häagen-Dazs não significa nada. Mattus apenas achou que chamaria a atenção, especialmente com o trema. 

Häagen-Dazs, é então, um nome com inspiração e aparência dinamarquesa, não tem qualquer significado, a não ser soar como um produto nórdico e não americano, como realmente é. 

A marca Häagen Dazs é o exemplo clássico de uma estratégia com características de simulação. Através de seus aspectos morfológicos e semânticos (trema, vogais dobradas, consoantes em sequência) aparenta  ser um nome toponímico, para trazer um posicionamento nórdico a uma marca, que na verdade é americana. 

O nome Häagen Dazs coloca num sorvete todo o imaginário toponímico da Dinamarca, que cai melhor para um produto desta categoria, que o imaginário americano.  

Ela não quer dizer nada, em nenhuma língua. Ela não significa nada, mas comunica. E como opera especificamente o micro-discurso da marca na estetização da mercadoria. É o signo pelo signo.

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