Oi, um nome evocativo sugestivo, simples assim















Os nomes evocativos podem ser de três tipos: sugestivo, toponímico ou patronímico. Eles evocam características que remetem à categoria da marca. Podemos perceber que a marca Oi traz esse traço sugestivo, já que remete a uma saudação, agora apropriada pela marca, portanto, com adequação à categoria de telefonia. (Em outro tópico, falaremos dos toponímicos e dos patronímicos).

O case da Oi é muito bom. É simples, um nome pequeno com apenas duas letras, com sonoridade e boa aparência. Trabalho da empresa inglesa Wolff Olins. 
Isso aponta para uma questão: a incipiência do naming no Brasil. Ainda que empresas de branding e publicidade estejam assimilando e aprimorando cada vez mais as técnicas criativas e a metodologia de naming, criando nomes para produtos das principais marcas que atuam no Brasil, ainda temos um longo caminho teórico e prático pela frente.





Um comentário:

Heitor disse...

Mas e quanto a proteção. Por ser uma palavra da língua portuguesa e constar no dicionário, não pode ser protegido.