Sony, um nome bem mais sonoro.







A Tokio Tsushin Kogyo Kabushai Kaisha em 1958 tinha 20 empregados e era uma pequena empresa de aparelhos e componentes eletrônicos.

Sabiamente, um dos sócios sugeriu mudar o nome da empresa para algo mais fácil de lembrar e pronunciar, já que pensavam em expandir a empresa. Hoje, grandes empresas como a Sony/Ericsson contratam especialistas em Naming e Branding para seus produtos, mas esse sócio fez Naming sem saber, vejamos como:

Primeiro pensou num acrônimo, mas a TTK, mas já existia. Eles já tinham fabricado um gravador que fez muito sucesso com o nome Soni, do inglês sonic(relativo ao som). Em inglês Soni seria pronunciado sonai, mas insistiu na raiz latina de som (sonu) reconhecida e associada a som nas principais línguas. Pensou então em Sonny, que além de ser relativo a som, daria um ar familiar a marca, já que em inglês, sonny é a forma carinhosa dos pais chamarem o filho.

Em japonês, no entanto, son-ny associava a son, que quer dizer: prejuízo. Resolveu então retirar o duplo n, no que resultou Sony.

Pequeno, sonoro, pronunciável e com boa aparência, o nome mais leve e com essas qualidades ajudou a empresa a decolar. 2 anos depois, a Sony se estabeleceu nos EUA.

Um comentário:

Vagner Oliveira disse...

Fascinante. Agora Irene só falta as curiosidades do nome Ericsson. Que não deve ter um estudo assim tão qualificado para escolha do nome.