YouTube. O nome pensado em Você.









Youtube é uma junção de duas palavras que separadamente são muito boas: You e Tube.

Em inglês, You é ao mesmo tempo você e vocês.

Tube, além de trazer a lembrança do significado de Tubo, onde se coloca algo indefinidamente,  nos EUA, Tube é uma forma antiquada de dizer TV(que antigamente tinha um tubo) soa então meio retrô, um pouco irônico, assim como o conteúdo do site que abarca vídeo novos, mas também antigos, que julgávamos perdidos.

Juntas, o significado é melhor ainda. YouTube é VocêTv, mas se você falar a palavra enquanto lê esse texto, vai perceber que sob aspecto fonolinguístico, quando falamos Youtube, parecemos dizer Youtoo, ou seja, VocêTambém. O que é muito bom para uma mídia que prima pela participação e o seu conteúdo é gerado pelos usuários, em que você, digo, nós, somos os protagonistas.

O nome tem boa aparência e sonoridade, já que tem vogais intercaladas e o U repetido.

5 comentários:

Lica Ornelas disse...

nem sabia que existia esse Hulu...mais uma prova do seu nome mal escolhido. e sobre o nome do Youtube, nunca tinha parado pra pensar...mas eh legaal, caaara... rsrs

Gabriela Edington disse...

Esse post me lembrou esse aqui: http://www.interbrand.com/blog/post/2009/12/23/Brand-names-a-look-back-at-2009.aspx do site Interbrand que fala dos nomes favoritos de 2009 da equipe de naming deles. Achei interessante compartilhar, pois ele fala do Hulu e do Bing, e ambos já foram comentados aqui no blog. Em relação a Hulu, eu até que acho o nome nada mal, mas a respeito do Bing, tenho que concordar com o que foi dito aqui no blog.

Dan Freitaz disse...

Não só o You-Too faz relação com Você Também, além disso o YouTube gera um som de "You-Too-Be" algo que em português significaria: "Você também está" trazendo o internauta à mídia social.

Irene Carballido disse...

Valeu, Danilo. Boa.
bj

Wilker disse...

Melhor nome impossível, nome curto sem relação com o serviço e se identifica com o usuário (potencializa-você)