
Coca-Cola é um nome descritivo. Aqueles que, como a palavra já diz, descrevem um atributo, função ou atividade. No caso da Coca-Cola o atributo, já que inicialmente era feita com a folha da Coca e extrato de noz de Cola.
Falando de Coca-Cola, claro, temos que falar de Pepsi. Ela foi criada 12 anos depois da Coca-Cola, também por um farmacêutico, também como estimulante e também é um nome descritivo.
Pepsi-Cola além de revigorante, tinha mais atributo facilitar a digestão, por seus componentes: um estimulante, a Pepsina(enzima digestiva) e a noz de Cola. Pepsi em grego é digestão, daí Dispepsia ser o nome clínico para má digestão.
Em termos de naming, Coca-Cola tem uma aliteração, a figura de linguagem que foneticamente estimula sua pronúncia: COca-COla. Percebe que há uma "rima" com as primeiras letras dos dois nomes? Sem contar com a letra A, que finaliza cada uma das palavras, como se fosse uma outra "rima". Também o fato de intercalar consoante e vogal, com certeza ajudou as vendas do produto em todo o mundo.
No caso da Pepsi-Cola, o segundo nome não fazia falta e por isso foi retirado da marca.
O nome Cola nunca foi patenteado, e ai aparecem nomes como Pitú-Cola.
PS:
Dizem que até 1915, a Coca-Cola ainda tinha cocaína em sua fórmula.
3 comentários:
hahaha o ps foi o melhor! Amo demais essa marca ^^
Apesar de toda Harmonização vocálica da Coca-Cola, eu prefiro Pepsi! ;P
Postar um comentário